Dia-a-dia, Economia

O absurdo dos preços das passagens aéreas

Voo SP-Rio na Copa já custa quase o mesmo que ir a NY

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1356129-voo-sp-rio-na-copa-ja-custa-quase-o-mesmo-que-ir-a-ny.shtml

O fator Copa já influência nos preços das passagens aéreas. Mas nesse caso já é um verdadeiro absurdo. Esse é um impacto que deve ocorrer em vários outros serviços. O Brasil já sediou outros eventos que levou aos mesmos fatos.

Engraçado que em qualquer lugar no mundo, isso inclui o Brasil, é que quando se compra uma passagem aérea com antecedência ela é mais barata e quando se compra em cima da hora é mais caro, mas esse mais caro é o preço normal dela. O que é impossível imaginar, é que a pessoa vai comprar uma passagem pra daqui a oito meses e ter que pagar dez vezes mais caro do que o preço de hoje, que já é um preço caro. Isso não faz sentido, não é justo, não tem nada a ver com demanda, nada a ver com mercado, nada a ver com procura. Isso é tentar ganhar dinheiro de maneira fácil, que é como a Copa do Mundo e outros grandes eventos estão sendo vistos aqui no Brasil.

COMPRAR UMA PASSAGEM COM OITO MESES DE ANTECEDÊNCIA E PAGAR DEZ VEZES MAIS NÃO TEM OUTRO NOME…

As empresas deveriam se preocupar com aumentar o número de voos durante aquele período, e assim aumentar seu faturamento. Até é aceitável um pequeno aumento, como é comum acontecer, mas é um pequeno aumento para poder servir melhor o aumento de passageiros durante aquele momento.

Ainda tem que se lembrar da total desorganização para estruturar todo o país para a Copa. O que existe de concreto são os estádios. Parece que o ditado que diz “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” não prevalece aqui. Agora os aeroportos estão todos passando por reforma as pressas, correndo o risco de ser mal feito e com custos muitos elevados. Uma previsão: de fevereiro/14 até junho/14, o país irá para realizar todas as obras que estão completamente atrasadas. Assim, complicando o cotidiano da população e consequentemente gerando um grande stress para todos. O que falta para o brasileiro é a capacidade de planejar. Muito raro ver brasileiro se planejando com bastante antecedência seja pra qualquer coisa. Com isso a chance de da tudo errado é tudo muito maior.

 

IMAGEM DA CAPA: Ricardo Duarte / Agencia RBS