Esportes

CAMPEÕES! IFES São Mateus vai a Barbacena e ganha o JIF Sudeste

No dia 3 de julho os atletas de handebol do IFES Campus São Mateus foram para Barbacena disputar o JIF – Jogos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sudeste.

Após 18 horas de viagem, eles chegaram na madrugada fria de Barbacena onde puderam descansar. Durante a quinta-feira (04), os jogadores tiveram o dia livre, assim podendo conhecer parte da cidade e o campus.

 

PRIMEIROS PROBLEMAS E PRIMEIRAS VITÓRIAS

 

Na sexta-feira(05), dia das duas primeiras partidas, contra São Paulo e a sede Barbacena, já houve uma notícia negativa que abalou um pouco o grupo. O atleta Heitor Mendes não iria poder competir com problemas na documentação. No início da tarde a equipe espirito santense entrou em quadra para a primeira partida contra São Paulo. Apesar de não contar com seu armador titular, o treinador João Paulo Zordan soube organizar a equipe, que fez uma grande partida, contando com os gols de contra-ataques de Carlos Eduardo e os belos ataques de Ricardo Agrizzi. No final o placar foi 23 a 11. Após a vitória todos foram descansar pois algumas horas depois iriam jogar novamente.

ltrtr
Da esquerda para Direita: Amarildo Filho, Francisco Zordan, Benedicto Barbosa, Heitor Mendes, Roni Almeida, Jordan Cunha, Carlos Eduardo, Ricardo Agrizzi, Philipe Andrade, Daniel Sossai, Cristino Melo, Franco Zotelle, João Paulo Zordan e Felipe Cuquetto Piekarz.

 

Já escurecia quando a equipe de São Mateus voltou a quadra para a segunda partida da competição contra Barbacena. Apesar do cansaço, a equipe mostrou bastante superioridade, com uma excelente partida de Philipe Andrade, comparado a Daniel Narcisse. Final de jogo: Espirito Santo 24 x 06 Barbacena.  A notícia ruim foi a contusão do goleiro titular Amarildo Filho.

Ao final do dia a equipe do Espirito Santo liderava a competição com 2 vitórias, ao lado de Minas Gerais.

 

MAIS UMA VITÓRIA FÁCIL E UMA FINAL EMOCIONANTE

 

Na manhã do sábado (06) a equipe mateense voltou a quadra, desta vez contra o Rio de Janeiro. Nesta partida os atletas Amarildo e Philipe foram poupados. Apesar das duas ausências a equipe mostrou que tem um elenco forte e venceu mais uma. O substituto de Amarildo, Francisco Zordan manteve o alto nível e fez boas defesas durante a partida. Já no ataque, Ricardo Agrizzi, Roni Almeida, Jordan Cunha e Franco Zotelle ajudaram a decidir a partida para o lado do ES, fazendo o placar elástico de 23 a 3. Era hora de descansar para a final contra a equipe de Muzambinho que representava MG.

Equipe reunida antes da grande final.
Equipe reunida antes da grande final.

Quando a equipe de São Mateus voltou a quadra naquela tarde para fazer a final contra Muzambinho, ninguém imaginava o que viria a acontecer. Logo no início a equipe de MG mostrou que viria com uma proposta diferente de partida, fazendo marcação individual nos dois principais atletas de São Mateus: Ricardo Agrizzi e Philipe Andrande. Apesar disso, o time do ES mostrou que tem uma equipe muito forte e conseguiu fazer gols mesmo em situação adversa, saindo do primeiro tempo vencendo de 07 a 06. No segundo tempo o jogo continuava difícil, mas se encaminhava para mais uma vitória do ES. No minuto 11′ o atleta Ricardo Agrizzi fez uma falta que lhe rendeu uma expulsão no mínimo discutível, além de um tiro (pênalti) para a equipe adversária que teria a chance de empatar a partida. Numa tarde iluminada, Amarildo defendeu o arremesso do adversário que fez com que a diferença se mantivesse em um gol. Para selar a vitória, o ponta Benedicto Barbosa fez um gol num lance de pura genialidade. No final da partida foi segurar o resultado de 11 a 10 que decretou o título para IFES. Nota ruim foi a falta de esportividade de um professor do campus de Muzambinho, que invadiu a quadra durante a comemoração dos atletas e tentou os agredir.

Classificação final do campeonato
Classificação final do campeonato

 

FESTA DA VITÓRIA E AGRADECIMENTOS

Atletas comemoram o título.
Atletas comemoram o título.

Após a confusão dentro de quadra, a equipe mateense teve que ser escoltada até o quarto e depois ao vestiário, que estava sem condição de utilização. Assim, todos foram direto para a entrega da medalhas. Chegando lá, todos puderam perceber o clima hostil e de total exclusão ao IFES. Durante as entregas de medalhas houve coros como: “integração, tirando o ifes todo mundo é irmão” e “sem violência”. Apesar de todos esses fatores negativos, a festa não foi estragada e todos festejaram o título com muita animação com os outros integrantes da delegação capixaba.

1016894_362862390503620_1757510918_n
Uma longa jornada premiada com o título. Todos estão de parabéns.

Agradecimentos.

Durante toda essa campanha várias pessoas nos ajudaram. Nada mais justo que agradece-las por nos ter dado todo apoio e dizer que essa conquista também é de vocês.

– A Prefeitura Municipal de São Mateus, representado por Jailson e Jason por nos ajudar com todo o material esportivo.
– A Felipe , professor de educação física do IFES Campus Nova Venécia e seu auxiliar Juliano por se responsabilizar por nós durante toda a competição e bancado financeiramente a todos nós.
– A Calado, Serjão e todos os outros professores de outros campus que estiveram ao nosso lado em Barbacena. “Aqui o IFES é um só, sempre temos que nos ajudar”.
– A Samuel Ferraz, atleta que foi cortado por causa do limite de atletas. Esse título também é seu.
– A Jordan Cunha, atleta que fez sua última partida com a gente. Boa sorte na sua próxima jornada!
– E a todos que não foram citados, mas de alguma forma nos ajudaram a conquistar esse título.

Rumo a Foz!